NOTICIAS
FeiraPark adere à rede dos Parques de Ciência e Tecnologia da PortusPark
Cerimónia contou com a participação de várias entidades ligadas à rede que formalizaram protocolo, e serviu ainda para discutir tendências dos PC&T e apresentar algumas empresas instaladas consideradas  casos de sucesso

Realizou-se no passado dia 20 de Setembro a 1.ª Conferência da Rede PortusPark.
Foi um evento da maior importância para a consolidação e institucionalização da Rede
de Parques de Ciência e Tecnologia e Incubadoras iniciada há cerca de 5 anos pela Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto – PortusPark e de que fazem hoje parte as seguintes entidades:

-  AvePark – Parque de Ciência e Tecnologia (Taipas, Guimarães)
-  Brigantia EcoPark – Parque de Ciência e Tecnologia (Bragança)
-  CiDEB – Centro de Incubação e Desenv. de Empresas de Biotecnologia      
-  FeiraPark – Parque de Ciência e Tecnologia (Santa Maria da Feira)
-  Incubadora de Santo Tirso
-  Régia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia (Vila Real)
-  SanjoTec – Centro Empresarial e Tecnológico de S.João da Madeira  
-  SpinPark – Centro de Incubação de Base Tecnológica (AvePark)  
-  TecMaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia                
-  UPTec – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do  Porto
 
e ainda a sociedade de apoio financeiro (capital-semente) a projectos de I&D
 -  CRIVO – Investigação Aplicada, Lda. 

A Conferência, organizada pela PortusPark, teve lugar no Auditório do AvePark, nas Taipas, Guimarâes. Participaram cerca de 120 representantes de todos os membros da Rede, de empresas sedeadas nos diferentes Parques e Incubadoras, Autarcas, Reitores e Vice-Reitores de Universidades, Directores de Institutos Politécnicos, Associados da PortusPark, convidados, etc.
O Programa integrou 3 painéis centrados sobre os temas:

• A Realidade dos Parques C&T no Mundo, em Espanha e no Norte de Portugal
• O I+D+i nas áreas da Engenharia Química, das TIC e dos Biomateriais
• A nova Realidade Empresarial do Norte de Portugal

As Boas-vindas foram dadas pelo Presidente do AvePark, Prof. Manuel Mota.
Os conferencistas convidados para os 2 primeiros painéis foram: o Dr. Luis Sanz, Director-Geral da IASP (International Association of Science Parks), o Prof. Jaime del Castillo, da Universidade de Bilbau, o Prof. Adélio Mendes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Eng.º António Murta, C.E.O. da Pathena, sociedade de investimentos em “ventures” da qual é fundador, e o Doutor Rui Sousa, responsável pela gestão executiva da empresa tecnológica Stemmatters, spin-off do Grupo de Investigação 3B´s.

O 3.º painel esteve a cargo de representantes de empresas sedeadas nos diferentes Parques e Incubadoras da Rede, designadamente:
Carla Freitas da empresa Geojustiça (Avepark), Jaime Fonseca da empresa iSurgical 3D (Spinpark), João Vilaça da empresa Creative Systems (Sanjotec), Paulo Carvalho da empresa Up-Way Systems (Incubadora de Santo Tirso), João Vasconcelos da empresa OSTV (UPTEC) e Miguel Vasconcelos Ferreira da empresa Megajoule (Tecmaia).
 
A qualidade dos conferencistas e a consequente excelência das apresentações foram muito apreciados por uma assistência vivamente interessada e participativa.

A sessão de encerramento incluiu o momento alto da cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre os Membros da Rede de Parques de C. & T. e Incubadoras, por representantes de cada Membro, documento fundacional da Rede, culminando com os discursos do Presidente da PortusPark, Prof. Emídio Gomes, e do Presidente em exercício da Câmara Municipal de Guimarães, Dr, Domingos Bragança.

Para além da sua intervenção nas áreas científicas e profissionais que dominaram a Conferência, os participantes puderam desenvolver as suas relações pessoais nos agradáveis momentos de convívio proporcionados pelos coffee-breaks, almoço volante ao ar livre no magnífico cenário do AvePark, get-together e jantar, contributos sociais indispensáveis para a consolidação do  Espírito de Rede.